/10

Não Tem Volta

Diretor

César Rodrigues

Gênero

Ação , Comédia

Elenco

Rafael Infante, Manu Gavassi, Betty Gofman

Roteirista

Fernando Ceylão

Estúdio

Star Distribution

Duração

90 minutos

Data de lançamento

23 de novembro de 2023

Na trama, acompanhamos Henrique (Infante), que não consegue superar a separação de Gabriela (Gavassi) e decide contratar uma empresa de assassinos de aluguel para acabar com sua própria vida.

Dirigido por César Rodrigues (Modo Avião) e estrelado por Manu Gavassi e Rafael Infante, o longa brasileiro “Não Tem Volta”, tem como objetivo misturar o gênero de ação, comédia e romance para contar a sua história. Escrito pelo roteirista Fernando Ceylão, o longa traz um enredo interessante, mas que conta com alguns problemas de desenvolvimento.

O filme foca na vida de Henrique (Rafael Infante), um homem que, depois terminar com sua namorada Gabriela (Manu Gavassi), acaba decidindo contratar uma empresa de matadores de aluguel para tirar sua própria vida e acabar com seu sofrimento. Depois de contratado, não há nenhuma maneira de voltar atrás com o serviço. Porém, os planos dele mudam quando Gabriela, retorna à sua vida buscando reatar o relacionamento.

O roteiro apresenta uma premissa original que instiga o espectador, o que leva a querer desvendar os caminhos do protagonista, neste ponto, Fernando Ceylão acerta em trazer temáticas muito abordadas hoje em dia, como a saúde mental, a responsabilidade afetiva e até o protagonismo feminino.

Gabriela, interpretada por Manu Gavassi, uma personagem feminina forte e independente, focada em sua carreira, consegue trazer esse frescor importante ao romper com os estereótipos usuais das comédias românticas, pois ela não é a pessoa que sofre o baque do fim do relacionamento. Mas, embora Manu se encaixe bem em seu papel, sofre com um roteiro que não consegue explorar todas as nuances de sua personagem, o que limita a profundidade do relacionamento retratado em tela.

Em contraponto, Henrique, vivido por Rafael Infante, que é o grande destaque do filme, emerge como uma figura complexa e problemática, marcada por ter crises de ciúmes, inseguranças e uma dependência emocional excessiva de sua namorada. Sua personalidade sempre à beira de um colapso adiciona um aspecto cômico, mas ao mesmo tempo revela um indivíduo fragilizado e instável.

O longa tem problemas de direção e de execução narrativa, resultando em um desfecho caricato e desconexo. Deixando lacunas importantes na trama, especialmente em relação aos traços psicológicos do protagonista, mencionados ao longo do filme, mas pouco explorados. A falta de conflitos mais profundos e a resolução simplista das questões apresentadas diminuem o impacto do enredo.

“Não Tem Volta” se destaca por trazer cenas de ação incomuns no cenário do cinema brasileiro. Sua tentativa de mesclar gêneros e explorar temas diferenciados é louvável, porém a execução não consegue sustentar plenamente o potencial do roteiro original.

4

Houston, temos um problema

pt_BR