VELOZES E FURIOSOS | TODOS OS FILMES DA FRANQUIA DO PIOR PARA O MELHOR

Em 2001 a Universal Pictures lançou The Fast and the Furious, ou Velozes e Furiosos no Brasil, um filme sobre um policial infiltrado que investiga uma gangue que usa carros tunados para roubar cargas de caminhão. O longa foi filmado majoritariamente em Los Angeles, focava no universo dos rachas e custou 38 milhões de dólares para ser feito. 

O filme foi bem na bilheteria, o que lhe rendeu uma sequência, lançada em 2003 e desde então, nunca mais parou. Nos últimos 22 anos a saga acumulou 9 filmes, 1 spin-off e alguns curtas-metragens e agora lança seu 10º filme da saga original, com pelo menos uma segunda parte já garantida. 

É difícil acreditar que alguém pudesse ter previsto que aquele primeiro Velozes e Furiosos, lá em 2001, se tornaria uma das maiores franquias de sua geração, mas aconteceu. Se você está se preparando para assistir a Velozes e Furiosos 10 no cinema e não quer perder nada, listamos aqui todos os filmes lançados (até agora), do pior para o melhor de acordo com a opinião da crítica e do público.

Você pode assistir aos filmes de Velozes e Furiosos no Telecine e por aluguel digital.

9. + VELOZES + FURIOSOS (2003)

O segundo filme da saga é também um dos menos amados pelo público. Van Diesel não aparece e a história foca no personagem de Brian, o saudoso Paul Walker. Apesar de não ser dos melhores, ainda garantiu que a saga pudesse continuar.

Orçamento: 76 milhões de dólares

Bilheteria: 236.410.607 de dólares

8. VELOZES E FURIOSOS 4 (2009)

O quarto filme lançado, mas cronologicamente seus acontecimentos são de antes do terceiro, o que causou uma certa confusão no público. Mas muita coisa importante aconteceu, foi o filme que nos apresentou à nova equipe de Dom, à estreia de Gal Gadot, além da morte de Letty.

Orçamento: 85 milhões de dólares

Bilheteria: 359.347.833 dólares

7. VELOZES E FURIOSOS 3: DESAFIO EM TÓQUIO (2006) 

O terceiro filme da franquia mudou tudo que os dois primeiros filmes mostraram. Sem nenhum dos personagens principais, a história se passa no Japão e tem pouca conexão com a história sendo contada anteriormente, funcionando (ou não) quase como um reboot. O lado bom é que um dos novos personagens foi o Han, que acabou se tornando um dos preferidos dos fãs. 

Orçamento: 85 milhões de dólares

Bilheteria: 157.794.205 milhões de dólares

6. VELOZES E FURIOSOS (2001)

O começo de tudo, um filme “simples”, mas com personalidade e um futuro promissor, principalmente por conta de sua bilheteria. 

Um policial de Los Ángeles, deverá decidir onde fica sua lealdade quando se apaixona pelo mundo que teve que destruir.

Orçamento: 38 milhões de dólares

Bilheteria: 206.458.372 de dólares

5. VELOZES E FURIOSOS 9 (2021)

Sem dúvidas o filme mais audacioso da saga. A franquia foi crescendo com o tempo, mas Velozes e Furiosos 9 leva as coisas para outro nível e dividiu opiniões.De qualquer forma, a diversão ainda é garantida e personagens amados estão de volta. 

Você pode conferir nossa crítica completa aqui.

Orçamento: 200 milhões de dólares

Bilheteria: 719.360.510 de dólares

4. VELOZES E FURIOSOS 8 (2017)

O oitavo filme da franquia e o primeiro sem Paul Walker, depois da morte precoce do ator. Desde Velozes e Furiosos 7 até agora, no 10, a memória do ator é mantida e celebrada sempre e mesmo com sua ausência, a saga se manteve firme com um filme muito bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica. 

Quando uma misteriosa mulher leva Dom ao mundo do terrorismo e traição, o grupo deverá enfrentar desafios como nunca antes.

Orçamento: 250 milhões de dólares

Bilheteria: 1.235.534.014 de dólares

3. VELOZES E FURIOSOS 6 (2013)

Partindo da cena pós-créditos do quinto filme, Velozes e Furiosos 6 traz o agente Hobbs reunindo a equipe para parar Owen Shaw na promessa de que todos terão suas fichas criminais zeradas. Tem personagem que volta dos mortos e outros que morrem de vez e o mais importante: coloca a ordem cronológica de volta aos trilhos, já que seus acontecimentos finais levam à história contada em Velozes e Furiosos 3: Desafio em Tóquio. 

Orçamento: 160 milhões de dólares

Bilheteria: 789.300.444 de dólares

2. VELOZES E FURIOSOS 7 (2015)

Paul Walker faleceu enquanto Velozes e Furiosos 7 ainda estava sendo filmado. O estúdio considerou cancelar o filme, já que Paul estava entre os protagonistas desde o primeiro Velozes e Furiosos, mas em vez disso resolveu utilizar dublês e CGI para dar continuidade à produção e dar uma despedida para o personagem. 

Apesar da trama principal, o filme é lembrado e foi um sucesso de bilheteria, por conta da forma como conseguiu honrar e homenagear a vida de Paul Walker e de seu personagem Brian. 

Orçamento: 190 milhões de dólares

Bilheteria: 1.511.986.364 dólares

1. VELOZES E FURIOSOS 5: OPERAÇÃO RIO (2015)

Foi com Velozes e Furiosos 5 que a franquia começou a ter a cara que tem hoje em dia. Do simples e realista ao grandioso e fantasioso. Tanto no orçamento, que passou de 100 milhões pela primeira vez, quanto na ação, teve porte de filme de super-herói e nunca mais parou. 

De bônus para o público brasileiro, a história se passa no Brasil, apesar de apenas algumas cenas terem sido gravadas no Rio de Janeiro, já que o governo de Porto Rico ofereceu melhores condições financeiras para que as cenas fossem gravadas lá. 

Orçamento: 125 milhões de dólares

Bilheteria: 629.975.898 dólares

BÔNUS – VELOZES E FURIOSOS: HOBBS E SHAW (2019)

Nesse spin–off, The Rock e Jason Statham tomam a frente como os agentes Hobbs e Shaw e unem forças para lutar contra Brixton, o vilão de Idris Elba. O filme mostra a força da franquia, já que conseguiu garantir sucesso de bilheteria mesmo sem ter os principais personagens de Velozes e Furiosos.

Orçamento: 200 milhões de dólares

Bilheteria: 760.732.926 dólares

VELOZES E FURIOSOS 10 (2023)

Já está nos cinemas o décimo filme da saga Velozes e Furiosos, que tem a responsabilidade de se despedir da franquia e dos personagens que acumularam tantos fãs nos últimos 20 anos, mas uma franquia como essa não acaba sem fazer muito barulho, e é o que esse último capítulo promete. Depois de Velozes e Furiosos 10 ser anunciado, foi divulgado que ele seria divido em 2 partes, com a segunda sendo lançada em 2024, mas Van Diesel deu uma entrevista recentemente dizendo que a Universal gostou tanto da primeira parte que está considerando transformar Velozes e Furiosos 10 numa trilogia.

Com o maior orçamento até agora, contando com 340 milhões de dólares, resta saber qual será a reação do público geral. Por aqui, nós já assistimos ao filme e o resultado foi positivo, você pode conferir nossa crítica do filme aqui.

pt_BR