“Downton Abbey II”: sequência supera antecessor com história divertida e sensível

Chega aos cinemas nesta quinta-feira (28), o filme “Downton Abbey II: Uma Nova Era”, sequência do longa-metragem lançado em 2019, que trouxe para as telonas os personagens da aclamada série britânica de drama épico, “Downton Abbey”.

Com direção de Simon Curtis, os acontecimentos do longa se passam um ano após os apresentados em seu antecessor, onde acompanhamos a mansão da família Crawley virar locação para a gravação de um filme, além de partirem numa jornada ao sul da França para desvendar o mistério da villa recém-herdada da Condessa Viúva.

Em “Uma Nova Era”, a história apresentada é superior ao primeiro filme em todos os sentidos. O roteiro de Julian Fellowes, criador da série, trouxe um enredo muito mais cativante e interessante, que foi muito bem transmitido pela direção de Simon Curtis, principalmente por elevar as atuações do grande elenco.

O destaque do longa é a atriz Maggie Smith, que interpreta a Lady Violet, uma das personagens mais queridas pelos fãs da série. Nesta sequência, a história gira em torno de um mistério sobre a sua juventude. Do começo ao fim, a atriz rouba a cena com uma atuação afiada, trazendo cenas de drama e humor na medida certa.

Ambientada numa Inglaterra de 1928, mostra os personagens aristocráticos se adaptando a nova realidade da sociedade. A trama evidencia uma das maiores mudanças da época que é a crise do cinema mudo sofreu com a chegada dos filmes falados, onde as melhores cenas são as do diretor de cinema, Jack Barber (Hugh Dancy) e a diva do cinema mudo, Laura Haddock (Myrna Dalgleish), que somam positivamente para a trama.

“Downton Abbey” tem uma narrativa naturalmente melodramática, que mesmo com uma fotografia e cenografias espetaculares, tem atuações com estilo bem novelesca, com bastante fan service e subtramas bobinhas. Mesmo não se tratando de uma grande produção, este novo filme diverte e emociona o público, até mesmo quem não assistiu a série, podendo ser uma boa opção para assistir algo sem muito compromisso.

pt_BR