OS CARAS MALVADOS | NEM TUDO É O QUE PARECE SER NESSA NOVA ANIMAÇÃO PARA TODA A FAMÍLIA

Os Caras Malvados é o novo filme da DreamWorks baseado numa série de livros best-seller, também é um dos melhores filmes do estúdio em muito tempo. Existem centenas de referências de outros filmes (vários clássicos, inclusive) nessa animação, e o tema não é exatamente uma novidade, um grupo de personagens que são, tradicionalmente, os vilões, se querem mostrar que são mais do que apenas caras malvados, ou pelo menos é o que eles querem que você acredite.

É nos detalhes que Os Caras Malvados se difere de tudo o resto e mostra seu valor. Começando pelo grupo principal, um lobo galã, uma cobra de camisa, uma piranha que não bate muito bem da cabeça, um tubarão mestre dos disfarces, uma aranha hacker. É muito provável que em algum momento do filme você se pergunte como os peixes andam na superfície junto com os outros animais, ou porque só os personagens principais (e a prefeita da cidade, para deixar tudo ainda mais estranho) são animais inteligentes enquanto o resto da cidade é composta de humanos, ou porque o só existe um porquinho-da-índia racional, ou ainda como um tubarão pode ser um mestre dos disfarces se ele ainda parece com um tubarão, de qualquer forma, nenhuma dessas perguntas será respondida e isso é ótimo. No final das contas, todo o filme é tão divertido e os personagens tão cativantes que nenhuma explicação faz falta. Tudo que você precisa pra entender o filme e curtir a história está presente e isso é o que importa.

Os Caras Malvados é uma animação que mistura comédia e ação, inclusive há diversas cenas que fazem referência a diversos clássicos de ação, tornando o filme interessante tanto para crianças quanto para adultos, principalmente com os assaltos à la “Onze Homens e um Segredo” e sequências de perseguição muito bem coreografadas. As piadas às vezes podem ser previsíveis, mas são bem entregues e conseguem arrancar risadas mesmo assim.

Os personagens de mais destaque são o Lobo e a Cobra, mas todos os personagens têm seu tempo de tela e passam por transformação ao longo do filme, sem perder sua essência. A trama, que gira em torno desse grupo de vilões querendo provar que são mais do que estereótipos, é bem construída e bem desenvolvida, trazendo um ar de novidade a cada cena. A trilha sonora é tão divertida quanto a história e o visual, que mistura CGI com animação 2D numa paleta de cores vibrantes também contribuem para o sucesso geral do filme. Com lições sutis, mas eficientes sobre como nem tudo é o que parece ser, além de respeito, confiança e, principalmente, amizade, Os Caras Malvados está entre os melhores filmes da DreamWorks dos últimos anos e vale a ida ao cinema para toda a família.