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Pérola

Diretor

Murilo Benício

Gênero

Comédia , Drama

Elenco

Drica Moraes, Leonardo Fernandes, Rodolfo Vaz

Roteirista

Jô Abdu, Adriana Falcão, Marcelo Saback

Estúdio

Globo Filmes

Duração

90 minutos

Data de lançamento

28 de setembro de 2023

A vida da matriarca Pérola pelo olhar e memória de seu filho, Mauro. Um retrato de uma família comum, que briga, faz as pazes, comemora, chora e segue cheia de histórias.

O filme nacional, “Peróla”, dirigido por Murilo Benício e estrelado por Drica Moraes, é baseado na peça de teatro escrita por Mauro Rasi. A trama principal gira em torno de Pérola (Drica Moraes) e seu filho Mauro (Leonardo Fernandes). Após receber a notícia da morte de sua mãe, Mauro retorna à sua casa em Bauru, onde relembra momentos marcantes de sua vida familiar. Durante o longa, ele reflete sobre os conflitos, os dias bons, engraçados e decisivos com sua mãe.

O filme é uma comédia dramática de qualidade, equilibrando habilmente os momentos engraçados com os mais emocionais. Os diálogos mesclam intelectualidade com falas populares, o que proporciona uma experiência autêntica. O longa é, acima de tudo, uma celebração da figura da mãe brasileira.

Murilo Benício estreou como diretor com o ótimo filme dramático, “O beijo no asfalto” (2018), que é baseado em uma peça homônima do consagrado dramaturgo Nelson Rodrigues. E agora volta com seu segundo longa “Pérola” também adaptado de um peça teatral escrita por Mauro Rasi. Segundo o Jornal do Brasil, a conexão entre Benício e Rasi foi estabelecida em 1995, quando o dramaturgo convidou o diretor para integrar o elenco de sua próxima peça na época, intitulada ‘As Tias do Mauro Rasi’. Nesse primeiro encontro, Rasi também o levou para assistir a sua peça ‘Pérola’, que estava em cartaz naquela época. Murilo Benício se apaixonou pelo projeto, e depois de anos, concretizou o sonho de trazer a história para as telonas.

Ambientada entre as décadas de 1960 e 1980, mostra a mudança de uma família para um casarão em Bauru, que tem como desejo transformar o lugar em uma mansão com piscina, uma reforma que, como na vida real, demora anos para ser concluída. E para retratar todas as mudanças no espaço e também dos personagens é necessário um grande trabalho visual, o que felizmente é um destaque positivo para o longa, pois a direção de arte é um espetáculo à parte, recriando as décadas com perfeição e fazendo com que o público possa distinguir facilmente cada época através dos cenários, penteados e roupas dos personagens. A fotografia com cores vibrantes adiciona uma camada extra de imersão.

A atuação de Drica Moraes como a matriarca é marcante, apresentando Pérola como um ícone de personalidade forte, que gosta de ser o centro das atenções, apaixonada pelos drinques criados por seu marido amoroso, interpretado por Rodolfo Vaz, e com um arsenal de “dias mais felizes de sua vida”. Mas também mostra o lado amoroso de Pérola, que tem sempre um olhar atento à sua família, onde em muitas cenas vemos Pérola apenas admirando seus filhos ou acolhendo sua irmã em um momento de tristeza. Todas essas camadas mostram como ela é uma figura inesquecível e o motivo de contar a sua história.

Apesar de uma estrutura narrativa não-linear que pode causar alguma confusão em certos momentos, o carisma e a empatia pela personagem principal compensam isso. O filme consegue traduzir de forma universal como é uma família. Os espectadores certamente se lembrarão de suas próprias experiências familiares. Por exemplo, quando a mãe é cismada com alguma coisa que repete todos os dias; quando falam mal da visita assim que a pessoa vai embora; os pais que pedem para não desligar a televisão, mesmo quando estavam claramente dormindo na frente da tela; ou até de outros familiares, como as tias fofoqueiras e as festas de famílias intermináveis.

O segundo trabalho de direção de Murilo Benício mostra que o artista tem talento para comandar projetos. O diretor foge da dramédia caricata, ele entrega um olhar sensível e verdadeiro sobre as complexidades de relação de uma mãe e seu filho, algo que lembra a temática de Pedro Almodóvar. Além disso, o fez um ótimo trabalho com a direção dos atores, pois existe química entre os membros da família, principalmente, entre Drica Moraes e Rodolfo Vaz que passam a sensação de realmente serem casados e apaixonados um pelo outro.

Concluindo, “Peróla” é um filme que universaliza a experiência familiar, fazendo com que o público se identifique com os personagens e se lembre de suas próprias mães. O comportamento de Pérola e sua família são tão autênticas que nos transportam para dentro de suas vidas, nos fazendo rir, chorar e refletir sobre a complexidade e o amor que permeiam as relações familiares. Em suma, “Peróla” é um acerto do cinema brasileiro que merece ser apreciada por todos os públicos.

8

Missão cumprida

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